Skip to content

Violência Contra a Mulher

7 de maio de 2012

Querid@s, juro que ainda vou falar sobre a violêmcia contra homens e contra crianças mas, na esteira da reportagem de ontem do Fantástico, que acabei de assistir (viva a Internet), tive que falar sobre esse tema.

Acho que levaram dois segundos mostrando o telefone 180, da Central de Atendimento ä Mulher. Número que, aliás, muitas vezes nem me lembro da existência (o 190 e 183 – Polícia e Corpo de Bombeiros) já estão tão na ponta da língua, que é fácil esquecer que existe um número só para elas (nós).

Na reportagem do Fantástico (link acima), a Delegada Vilma Alves mostrou um empenho louvável para acabar com a violência contra a mulher. Aliás, o Piauí, o Estado onde atua, é o que possui o menor índice de assassinato de mulheres. E isso é suficiente? Ela diz que não. Que gostaria que fosse zero. Que nenhuma mulher deveria morrer nas mãos do marido/ex-marido, namorado/ex-namorado, companheiro/ex-companheiro.

As causas da violência contra a mulher foram resumidas em uma só palavra: o Machismo. Essa ideia retrógrada de que a mulher pertence ao homem, a ideia de que ele, o homem, o provedor, pode dela dispor como bem lhe aprouver. Não interessa que a mulher trabalhe, estude, etc. Não interessa que ela ganhe mais do que ele ou que ambos tenham curso superior.

Muitos homens ainda acham que as mulheres (até mesmo as filhas) são posse e propriedade deles. É a objetificação da mulher que a Lola tanto fala.

Sugiro, para quem não conhece, a comunidade no Facebook Machismo Chato de Cada Dia.

Beijos

Anúncios
One Comment leave one →
  1. bitcherry permalink
    8 de maio de 2012 11:37

    Eu achei admirável que eles falaram a palavra machismo, e disseram que era a causa da violência contra as mulheres. E a Delegada Vilma Alves é incrível, ela falando de como cuidava da imagem porque achava importante mostrar auto-estima para as mulheres, dando palestra para os trabalhadores, dizendo que o número aceitável é nenhum (aliás, que pergunta imbecil do repórter).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: