Skip to content

“Por Que Você Não Denunciou/Falou Antes?”

22 de maio de 2012

Essa frase é a preferida de 10 em cada 10 pessoas que não sabem o que é sofrer uma violência nas mãos de quem se ama.

Aliás, foi bem preferida também na história da Xuxa.

Aí eu lembro de um caso. Não aconteceu comigo mas eu vi. Aliás, é um caso bastante comum para quem começa a lidar com violência. Escuta-se a mesma história (muda uma coisa ou outra) o tempo todo.

Uma pessoa, que conheci em outra vida, apanhou do ex e foi à Delegacia da Mulher denunciar.

Já existia a Lei Maria da Penha.

E o que aconteceu? O policial (era um homem atendendo) convenceu a mulher a não denunciar porque o “coitado” ia sofrer com isso, por causa da severidade da lei e porque ele já tinha passagens (anteriores à Lei Maria da Penha) na polícia, iria ser ainda pior para ele. Falou que era melhor ela resolver essa história toda conversando com ele e pronto.

No dia eu não sabia com quem eu queria brigar mais, se com o ex ou se com o policial.

Aí as pessoas não entendem onde está a dificuldade em denunciar. A dificuldade está aí.

Como é que eu, por exemplo, aos 10 anos, depois de uma surra que levei do meu pai, iria chegar lá na delegacia (lembrando que não existia delegacia da mulher e acho que nem a de proteção à criança) e falar que queria que colocassem o meu pai na cadeia.

Primeiro que iam rir da minha cara.

Eu quero pensar que hoje seria diferente, que hoje qualquer mulher que entre numa DEAM (Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher) saia de lá com uma medida protetiva no bolso, no mínimo. Mas sei que ainda há muita dificuldade em levar um caso adiante.

Mas é aquela coisa… cada dia que passa fica mais fácil. Com cada caso que chega a uma delegacia especializada, o processo vai melhorando.

O que eu mais quero é isso, é que as pessoas consigam ter coragem de levar adiante suas histórias. Nem um tapa deveria ficar impune. Nem um puxão de cabelo.

Não se bate nem com uma flor. Nem com uma margarida.

No comments yet

Deixe um comentário

